Dr. Edwin Pitre-Vásquez publica artigo sobre o Programa de Rádio TROPICANA MUSICAL, na Revista do II Colóquio em Música do Brasil e América Latina

Nos dias 6 e 7 de novembro do ano passado, 2019, o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus) da UFRGS promoveu o II Colóquio em Música do Brasil e América Latina/Etnomus UFRGS. Nesta edição, o evento teve como eixo temático a “Etnomusicologia nas ondas do rádio”. A ênfase foi no relacionamento entre música e América Latina e a reflexão sobre as rádios universitárias e educativas e as chamadas etnomusicologia/antropologia aplicadas na região.

Foram compartilhadas e discutidas três experiências pioneiras em termos de etnomusicologia aplicada no país. São os programas de rádio de transmissão analógica e digital que veiculam repertórios musicais e realizam entrevistas com pesquisadores, artistas e ativistas culturais principalmente da América Latina e do Sul global: “Tropicana musical” (Paraná Educativa, 97.1 FM/ Universidade Federal do Paraná, UFPR), “Fronteiras da América” (Rádio Educativa 99,9 FM/ Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS) e “Músicas do mundo: etnomusicologia na Rádio da Universidade” (Rádio da Universidade, AM 1080/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS).

Os professores convidados e as apresentações de comunicações de locutores desses programas radiofônicos, mestres e mestrandos, além de doutores em etnomusicologia, estimularam o intercâmbio científico entre os Grupos de Pesquisa envolvidos e a formação de alunos vinculados ao PPGMus/UFRGS principalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s