O Antropólogo Cultural Néstor García Canclini será o novo titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência da USP

Néstor García Canclini

O antropólogo cultural Néstor García Canclini, da Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México, toma posse como novo titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em cerimônia virtual transmitida pelo site do IEA em 6 de outubro, às 17h.

Para superar as limitações impostas pela pandemia do coronavírus, os depoimentos de todos os participantes do evento foram gravados e ficarão disponíveis separadamente numa página especial na web. O público poderá escolher o que e quando assistir.

Parceria entre o IEA e o Itaú Cultural iniciada em 2015, a cátedra muda de titular a cada ano. Canclini é o primeiro estrangeiro a ser escolhido para ocupar a cátedra e sucede ao curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e à biomédica Helena Nader, titulares em 2019. Durante sua participação na cátedra, Canclini desenvolverá o projeto “A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais”.

Na posse, ele fará a conferência “As Instituições Fora de Lugar”. Em outro vídeo, Canclini participa do triálogo “A Desinstitucionalização da Cultura”, com o professor José Teixeira Coelho Netto e a antropóloga social Carla Pinochet Corbos, da Universidade Alberto Hurtado, Chile. Além deles, participam da cerimônia: Herkenhoff e Nader; o reitor da USP, Vahan Agopyan; o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; o coordenador acadêmico da cátedra, Martin Grossmann; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e Maria Alice Setubal, representante da família Setubal. Teixeira Coelho também fará a apresentação de Canclini, em um vídeo específico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s