Quem Somos?

LÍDERES


Foto-Edwin-Pitre-2019Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez 

Professor Associado e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Música – Mestrado e Doutorado (PPGMúsica) do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Música na Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, na Área de Etnomusicologia Dialógica (2015-2016), bolsista CAPES. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2008), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR, certificado pelo CNPq-Brasil. Editor da Revista Música em Perspectiva da PPGMúsica.

Contato: edwin.pitre@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


Dra. Luzia Aparecida Ferreira

Pós-Doutora, bolsista CAPES, pela Escuela Nacional de Antropología e História do México, possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (2006). Prêmio Rumos Itaú Gestão Cultural 2007/2008, MBA em Políticas Culturais Internacionais – Cátedra UNESCO da Universidade de Girona Fundação Interarts – Barcelona, Espanha, 2005;

Contato: liaferrera@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


DOUTORES


Dr. Antenor Ferreira Corrêa

Pós-Doutorado pela University of California, Riverside (bolsa CAPES). Doutorado em música pela ECA-USP, 2009 (bolsa CAPES). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, Linha de Pesquisa Are e Tecnologia. Atualmente, coordena projeto de cooperação internacional em parceria com a Örebro Universitet (Suécia) com bolsa CAPES/STINT.

Contato: antenorfc@unb.br

Currículo Lattes |  Facebook


00bb82bb-4b79-4583-bdb0-80faa3bbf6e9Dra. Eurides de Souza Santos

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Etnomusicologia, Cultura Popular, Música Popular e Performance.

Contato: euridessantos@gmail.com

Currículo Lattes


Dr. Fernando Antônio Ferreira de Souza

Doutorado em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa (2016), professor da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical do Recife (ETECM) em Pernambuco. Coordena a Área de Percussão da ETECM. Integra grupo de pesquisadores colaboradores do INET-md da Universidade Nova de Lisboa, do Nucleo de Etnomusicologia da UFPE. Foi bolsista de Mestrado Alban Office (2005-2007), e bolsista de Doutorado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2008). Atualmente professor da Universidade Federal de Ceará – UFC, Campus Sobral.

Contato: fernandosoul@gmail.com

Currículo Lattes


Dr. Gonzalo Camacho Díaz

Doutorado em Antropologia Social pela Escola Nacional de Antropologia e História (ENAH/México). É formado também em Etnologia (ENAH), disciplina em que ele ganhou menção honrosa para a sua tese Xantolo: O Retorno dos mortos. Além disso, estudou etnomusicologia na Escola Nacional de Música da UNAM.

Contato: gonzalocam7@yahoo.com.mx

Currículo |  Facebook


Dr. José Miguel Hernández Jaramillo

Possui Doutorado na área de Musicologia na Universidade de Sevilha, obtendo a menção internacional de sua tese intitulada “Automatización computacional del análisis paradigmático musical. Su aplicación a la música del flamenco” Atualmente, Doutorado na área de etnomusicologia na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Currículo Lattes |  Facebook


lenicaDra. Lénica Reyes Zuñiga

Estudou licenciatura, mestrado e Doutorado em Etnomusicologia na Faculdade de Música da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM/México). Em 2016 foi premiada com a medalha de Alfonso Caso, o mais alto reconhecimento concedido pela UNAM, por seu trabalho na tese de doutorado intitulada “As Malagueñas no século XIX, na Espanha e no México. História e sistema musical.”

Contato: lenica@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


Foto Liliana PortoDra. Liliana de Mendonça Porto 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Antropologia pela Universidade de Brasília, e realizou pós-doutorado no PPGAS/Museu Nacional (2012-2017). É professora Associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, foi Chefe da Unidade de Cultura e Saberes Populares do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e atualmente ocupa sua Vice-Direção. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural (destaque para o estudo de Povos e Comunidades Tradicionais), Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Cultura e Religiosidade Populares. Atua principalmente nos seguintes temas: catolicismo popular, magia/feitiçaria, comunidades quilombolas e faxinalenses, relações raciais, patrimônio imaterial, cotas no ensino superior.

Contato: lilianaporto1@gmail.com

Currículo Lattes


DOUTORANDOS


Ms. Cainã Alves

Doutorando em música pela Universidade Federal do Paraná (Linha de Pesquisa: Etnomusicologia/Bolsista CAPES), orientado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez, bolsista da CAPES, tendo realizado o mestrado e a graduação na mesma universidade. Desenvolve atualmente trabalho na área de etnomusicologia no qual estuda o Fandango Caiçara e as transformações que ocorreram para inseri-lo na indústria criativa, no município de Antonina, no litoral paranaense. Possui vasta produção de arranjos vocais e participação em diversas oficinas e cursos realizados em diversos festivais.

Contato: caina_sax@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


Foto David Hoyos García.jpg (1)png_Page1Ms. David Hoyos García

David Hoyos García. Doutorando em Estudos Hispânicos por McGill University, em Montreal, Canadá. Trabalha na área de estudos culturais e de performance, cultura digital e a relação entre música, literatura e cinema latino-americanos, focada na narratologia subalterna, na produção cultural de mulheres e minorias. Atualmente está realizando sua pesquisa doutoral sobre cumbia, literatura e fronteiras com uma bolsa do Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC).


EdnaMs. Edna María Lopez Carrión

Bacharel em Sociologia pela “Faculdade de Ciências Políticas e Sociais (UNAM) e Mestrado em Antropología Social pela Escuela Nacional de Antropología e Historia, Dissertação “Cuerpos, Música e Imaginários em movimento. Uma etnografia da Salsa em Linha”. Atualmente realiza doutorado, também em Antropología Social no grupo de pesquisa: “Metrópolis: imaginarios, símbolos e retóricas urbanas” e faz um estágio de doutorado no “Grupo de Pesquisa em Etnomusicología na Universidade Federal do Paraná – GRUPETNO”.

Contato: ed.sociologa@gmail.com


Ms. Felipe Viana Estivalet

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Música (Musicologia Histórica e Etnomusicologia) pela Universidade Federal do Paraná (2017). Bacharel em Música (Produção Sonora) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, da Unisinos (CULTPOP), liderado pela Prof. Dra. Adriana da Rosa Amaral, e do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR (GRUPETNO), liderado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez. Músico, tem interesse e experiência de pesquisa nas áreas de Música Popular Midiática, Estudos de Som, Cultura Urbana e Pop, Etnomusicologia.

Contato: felipe.estivalet@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


Ms. Julio Cesar Matos Borba

Doutorando em Etnomusicologia na PPGMúsica da Universidade Federal do Paraná, Mestre na Linha de Pesquisa: Etnomusicologia / Bolsista CAPES (2017), , e graduado em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Música, Violão e Prática de conjunto.

Contato: borba_julio@hotmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


Ms. Paulo Afonso Chaves Macan

Doutorando no PPG Música UFPR sob orientação do Prof. Dr. Edwin Pitre Vásquez. É mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal do Paraná (2020) tendo pesquisado o tema Rock em Curitiba: a cena musical, seus agentes, espaços e relações com as inovações digitais entre 2005 e 2019. É bacharel em Música pela UFPR (2018) e possui também graduação em Produção Multimídia pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2016). É membro do GRUPETNO UFPR, em que foi cocriador do UFPRock, grupo de estudos direcionado à prática do rock em Curitiba e no Paraná. 

Contato: pauloacmacan@gmail.com

Currículo Lattes


MESTRES


Ms. Alfredo Nieves Molina

Etnomusicólogo com mestrado pela UNAM/México em Gestão, Autogestão, Marketing e Direitos de Autor para  a Criação de Projetos Músico/Culturais .

Contato: etnomusicas@hotmail.com

Currículo |  Facebook


Ms. George Pessoa

Mestre pela UFPR na área de Etnomusicologia, orientado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez, bolsista da CAPES. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2010) onde já foi professor dessa instituição, com experiência na área de Artes, com ênfase em Guitarra, Violão, Improvissação e Harmonia.

Contato: georgeapessoa@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


MESTRANDOS


Foto Amanda PossetteAmanda Moura Possette Paladino 

Mestranda em Música pela Universidade Federal do Paraná (2019), orientada pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez, graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e interesses em Etnomusicologia e Música Popular Brasileira. Membro do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR.

Contato: amandapossette@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


Foto Constanza Vélez Caropng_Page1Constanza Vélez Caro

Bacharel em Artes, Tecnologia e Gerenciamento Musical pela Universidade de Valparaíso, Chile. Mestranda em Antropologia Social da Universidade de Tarapacá, Chile. Atualmente, trabalha como pesquisadora associada no Instituto de Estudos Internacionais (INTE) da Universidade Arturo Prat e editora técnica da Revista Culture & Religion, pertencente ao Instituto e faz um estágio de mestrado no “Grupo de Pesquisa em Etnomusicología na Universidade Federal do Paraná – GRUPETNO”.


Paulo Yutaka Toyoshima GirataPaulo Yutaka Toyoshima Girata

Possui Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – UNESPAR. Graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007). Mestrando do PPGMúsica da UFPR, orientado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez.

Contato: paulo.girata@gmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


CpDI6kkUIAAVnJuTaly Gutiérrez Rios

Mestranda em Etnomusicologia na UNAM e licenciada em etnomusicologia na Faculdade de Música da UNAM com a tese “Nos despedimos tristes y llorosas… Sonido, movimiento y emoción en la Danza de Aztecas de Santa Ana Tlacotenco”. Tem participado em vários eventos acadêmicos e artísticos. A nível mexicano tem apresentado trabalhos no Museu Nacional de Antropologia e História, da Universidade Autônoma da Cidade do México, da Universidade Autônoma de Puebla e da Faculdade de Música-UNAM. Internacionalmente, ela participou como musicista e líder da oficina no “I Festival de UNAM-CCOM Música: A rota do fandango”, realizado no Conservatório Central de Música da China, em Pequim, em 2013. Durante 2014 realizou uma mobilidade estudantil Universidade tecnológica de Pereira, Colômbia. Em 2015 ele participou como musicista e palestrante do II Congresso Nacional “La música Ayacuchana y su trascendencia” no Peru. Atualmente, está estudando o Mestrado em Música-Etnomusicologia na mesma instituição, continuando a investigação das expreções da música/dança do sul da Cidade do México.

Contato: rios.tli@gmail.com

Currículo |  Facebook


INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Celso Soares Costa Segundo

Graduando em Música – Licenciatura na Universidade Federal do Paraná (UFPR), orientado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez, bolsista da Iniciação Científica – PRPPG UFPR.. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR – GRUPETNO. Atuação em Projetos de Educação e Performance Musical. Músico profissional, produtor musical e baterista das bandas Kingargoolas e Bad BeBop.

Contato: segundocelso@yahoo.com

Currículo Lattes |  Facebook


Keila Linhares da Rocha Nunes

Academica de Música, professora de inglês desde 1987, licenciada pela PUCPR em 2005 nas habilitações de português/inglês. Revisora e tradutora de textos nessas duas línguas. Atualmente, estudante da graduação de música  na UFPR no curso de Bacharelado-Produção Sonora e integrante do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia na mesma instituição, orientado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez. Interesse em políticas públicas voltadas para a cultura, história da música religiosa, montagem e performance de espetáculos acadêmicos de música e nas bases da Etnomusicologia.

Contato: klrnunes@hotmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


MiguelMiguel Angel Rodriguez Silva

Professor desde 1998, licenciado pela UFPR em 2009 na habilitação Espanhol. Revisor e tradutor de textos nas línguas de Português- Espanhol. Cantor, musico percussionista, atualmente do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia. Pesquisador nas áreas de História, Cultura e Memória de America Latina.  Interesse em políticas públicas voltadas para a cultura, e na relação cultura e Sociedade e seu estúdio na Etnomusicologia.

Contato: angelmi64@hotmail.com

Currículo Lattes |  Facebook


RosanaRosana Maria Martins Villa

Bacharel em Estatística pela UFPR, desenvolveu pesquisas sobre Estudo da aplicação de Séries Temporais e suas previsões para o gerenciamento de negócios em empresas do setor de cosméticos e produtos de higiene pessoal e Estudo sobre Motivação para o combate a evasão escolar dos alunos do Ensino Superior. Tem especialização em Formação de Docentes e Orientação Acadêmica.

Contato: rosana.villa@ufpr.br

Currículo Lattes |  Facebook